O Karaté colabora com a formação integral do homem. Aprimorando seu caráter. Oss!
sábado, 2 de agosto de 2008
Zanshin: o espírito de luta
... O espírito é o ponto principal na vitória... (Nakayama, 1998a, p.44).
Por espírito de luta entende-se uma gama de condições psicológicas que, de certa forma,
define o caráter do praticante de karate. O espírito de luta faz parte do caminho do
karate, pois é condição para trilhá-lo. Ao mesmo tempo, o espírito de luta faz parte dos
objetivos do karate. Cabe ressaltar que tanto a busca pela vitória, quanto o próprio
espírito de luta, além de se constituírem como valores em si em uma luta real, são
também – e talvez principalmente – valores de caráter moral que norteiam a atitude
cotidiana do karateka. O karateka faz de sua experiência uma espécie de fonte
conceitual, isto é, faz da luta uma fonte de referência para a vida e para o modo de
encará-la. A experiência da luta assume o lugar de referência concreta diretamente dada
pela natureza de onde surgem conceitos para a vida. Esses conceitos são claros em ditar
o certo e o errado moral a partir do envolvimento com a natureza, que só pode acontecer
com o empenho corporal.
O que sustenta tais considerações pode ser resumido pelo que Nakayama chamou de “o
denominador comum” (Hassel, 1983, p.20) da cultura japonesa, a filosofia heijo-shin-
koro-michi (14). Ela se refere ao modo de se posicionar frente à vida e à morte,
originado das experiências dos samurais durante os períodos de guerras constantes no
Japão feudal. Além disso, o pensamento confuciano reforça a sustentação dessas idéias
no que diz respeito à naturalidade (15) do que se define como certo e errado. A
necessidade de sobrevivência em uma luta define o modo de ser do guerreiro e sua
atitude nas relações políticas. Antecipa-se que, para o aprofundamento do
desenvolvimento espiritual, ocorrerá uma importante reorientação de perspectiva quanto
a esse olhar que, no entanto, mantém-se vinculado à questão originária da vida e da
morte. Mas, por esse momento, basta que se considere que o zanshin constitui uma
atitude para com a vida – o que não exclui a morte –, suas dificuldades, seus conflitos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário