sábado, 2 de agosto de 2008

Origem dos Estilos de Karatê

KARATÊ: Arte Marcial , antes praticada secretamente na Ilha de OKINAWA ( Sul do Japão ) por pessoas comuns que estavam proibidas de portar armas, e por isso se defendiam de mãos vazias, fazendo uso destas, dos cotovelos, joelhos e pés.

Hoje, considerado esporte internacional, está dividido basicamente em cinco estilos, tendo algo em torno de 30 milhões de praticantes no mundo todo.

No Mundo os estilos de Karatê mais praticados são:


Estilos Fundador (Ryuso) Data Oficial
Shotokan Gishin Funakoshi 1922
Wadoryu Otsuka Hironori 1935
Gojuryu Myagui Chogun 1935
Shitoryu Mabuni Kenwa 1936
Shorinryu Choschin Chibana 1960



As diferenças entre os estilos são baseados nos locais de origem.

O Karate-Do se desenvolveu em três locais diferentes de Okinawa:

Haviam três principais núcleos de "Te" ( mãos ) em Okinawa.

Estes núcleos eram as cidades de Shuri, Tomari e Naha.

Conseqüentemente os três estilos básicos antes de receberem os nomes acima, tornaram-se conhecidos como Shuri-te, Tomari-te e Naha-te.


Shuri-Tê:

Sakugawa; Anko Itosu; Sokon Matsumura

O primeiro deles, Shuri-te, veio a ser ensinado por Sakugawa (1733-1815), que ensinou Sokon "Bushi" Matsumura (1796-1893), e que por sua vez ensinou Anko Itosu (1813-1915).

Foi Itosu o responsável pela introdução da arte nas escolas públicas de Okinawa.

Shuri-te foi o precursor dos estilos japoneses que eventualmente vieram a se chamar Shotokan, Shito Ryu , Shorinryu e Wadoryu.


Tomari-Tê:


Kosaku Matsumora; Chokki Motobu; Chotoku Kyan



Tomari-te foi desenvolvido juntamente por Kosaku Matsumora (1829-1898) e Kosaku Oyadomari (1831-1905).

Matsumora ensinou Chokki Motobu (1871-1944) e Oyadomari ensinou Chotoku Kyan (1870-1945) - dois dos mais famosos professores da época.

Até então Tomari-te era largamente ensinado e influenciou tanto Shuri-te como Naha-te.


Naha-Tê:


Seisho Arakaki; Chojun Miyagi; Kanryo Higashiona


Seisho Arakaki (1840-1920) desenvolveu o Naha-te, e o estilo tornou-se popular devido aos esforços de Kanryo Higashionna (1853-1916) e seu mais famoso aluno foi Chojun Miyagi (1888-1953).

Miyagi também foi à China para estudar.

Ele mais tarde desenvolveu o estilo conhecido hoje por Goju Ryu.


PORTANTO, SÓ PARA ESCLARECER :

Da cidade comercial de Naha (Okinawa) surgiu o Naha-Tê (mão do norte ou estilo do norte), sistema de luta que dava ênfase à força, deu origem ao estilo Gojuryu de Karatê .

Da cidade portuária de Tomari (Okinawa)surgiu o Tomari-Tê (mão do centro ou estilo do centro). Sistema de luta que , na verdade, era uma fusão dos estilos de Shuri e Naha .

Da capital Shuri (região Sul de Okinawa) surgiu o Shuri-Tê (mão do sul ou estilo do sul), sistema de luta que valorizava a velocidade.

Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos Shorin , Shotokan ,Shitoryu e Wadoryu.

Porém, o sistema de luta desenvolvido em Okinawa era conhecido, além fronteiras, como Okinawa-tê (a mão de Okinawa).

Este nome manteve-se, até por volta de 1936, até que, com o evento do "conflito sino-nipônico" (Guerra China-Japão) foi criada a palavra "Karatê" (mãos vazias) e um grande mestre, da época, Gischin Funakoshi, considerado o Pai do Karatê moderno, criador do estilo Shotokan, adotou esta palavra para substituir a denominação do Okinawa-tê, permanecendo, então, até nossos dias como Karatê.

Este mesmo mestre, incrementando sentido espiritual e filosofia de vida ao Karatê, adicionou a palavra Dô (caminho, vereda espiritual), ficando conhecido como Karatê-Dô (O caminho das mãos vazias).

Gischin Funakoshi

O Karatê-Do no Japão


O Karate foi introduzido no Japão na década de 1920 e sofreu algumas modificações. o significado do ideograma (símbolo da escrita japonesa) Kara significava “Chinesa” e devido a que o Japão e a China haviam entrado em guerra muitas vezes ao longo da história, os japoneses não iriam aceitar essa arte no seu país.

Nessa época, o Karate não tinha, até então, um método de ensino formal e padrão, sendo ensinado por cada mestre segundo o seu gosto particular, nem mesmo havendo um uniforme ( gui ) especial como os das outras artes marciais japonesas como o Kendo e o Judô, por exemplo. Tudo isto exigiu mudanças para que esta arte okinawense pudesse ser aceita pela sociedade e a cultura japonesa.

Os ideogramas japoneses podem ser lidos de duas maneiras (“kun” e “un”) segundo o seu significado ou segundo a sua pronuncia.

Existe outro ideograma com a mesma pronuncia “Kara” do Karate, mas com outro significado que não “chinesa”.

Este outro ideograma tem origem no termo Sunya ou Sunyata do sânscrito que significa “zero”, “vazio”, e é muito usado na tradição Zen-Budista com esse significado.

Vários dos mestres que queriam introduzir o Karate-Jutsu no Japão, decidiram adotar este outro símbolo e também trocar a expressão “jutsu” (técnica ou arte) por “do” que deriva da palavra chinesa “ tao ” (via, caminho).

Este nome pareceu, então, apropriado já que descreve uma arte de luta sem armas e também duas características importantes do Zen-Budismo: a “mente vazia” (sem preocupações, ódio, inveja ou desejo) e o “caminho”, a “via” que devemos transitar para chegar à iluminação.

O passo seguinte foi a adoção do karate-gui , um uniforme igual para todos, branco, e o sistema de faixas e graduações de Kyus (faixas coloridas, da branca até a marrom) e Dans (do 1o ao 10o grau para os faixas pretas) similar ao que era usado no Judô.

No ano de 1933, o Dai Nippon Butokukai, órgão japonês encarregado das artes marciais, reconheceu oficialmente o Karate-Do como arte marcial.

Existem ainda outros estilos derivados, posso citar o estilo Kyokushin, que foi criado no ano de 1961, no Japão, por um coreano de nome Hyung Yee , que se naturalizou japonês e mudou o nome para Masutatsu Oyama.


Ryuso Masutatsu Oyama (1923-1994 )

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