segunda-feira, 25 de agosto de 2008

CARACTERÍSTICAS DO KARATE SHOTOKAN

K A R A T Ê-DÔ :
Na Escrita Japonesa (Kanji ), significa: O Caminho das Mãos vazias.

KARA: Livres, vazias, limpas - Tê: Mãos - DÔ: Caminho


Karatê escrito em Japonês

O QUE É KARATE ?

O QUE É K A R A T E - DO ?

Kara: Vazio , livres .
Te: Mãos .
Do: Caminho espiritual, método.



Antes de se falar em combate, em luta corpo a corpo, Karate é antes de tudo, um estilo de vida. Mas, o caminho das artes marciais, especificamente o Karate, não significa apenas adquirir habilidades defensivas e ofensivas; O caminho, o DO , não existiria sem todo um código de honra característico de toda arte marcial, baseada nas religiões do Oriente, mais especificamente Zenbudismo, Taoismo e Confucionismo.

Sem a filosofia, qualquer arte marcial é só briga de rua, ou então caça-níquel.

A mente de um verdadeiro praticante de Karate-Do antes de voltar a atenção para o seu corpo, deve estar voltada principalmente para sua auto-estima e amor à sua família. A verdadeira essência do Karate, só pode ser alcançada através desses sentimentos. O Karate ensinado pelos instrutores do Professor Silvio, não tem como objetivo apenas fazer campeões mas visa o crescimento e a valorização do homem .


A Sociedade não precisa de lutadores.
A sociedade precisa de cidadãos !

O Karate proporciona não apenas o exercício físico de forma harmoniosa, mas desenvolve princípios de respeito ao adversário, domínio próprio, determinação e humildade.
O Karate vai além da luta, tem uma filosofia e envolve virtudes necessárias para uma atuação social positiva : União, Amizade, Respeito e Disciplina.

O Karatê é muito mais que um esporte de combate , pois, o espírito que o norteia não é apenas a vitória nas competições, mas, acima de tudo, a auto superação.


Há muito tempo os Educadores consideram indispensável a Educação física e a Educação moral junto às outras matérias do currículo escolar. O Karate representa a vantagem de permitir que a criança e o jovem aperfeiçoem, simultaneamente, os dois objetivos. Os Instrutores da Sociedade Impacto de Karatê-Dô de Barretos / SP , proporcionarão isso aos alunos .

K A R A T E

- Ferramenta de Auto transformação -

O Karatê reforça o controle de um indivíduo.
Em combate, tem que se estar constantemente pronto a usar as técnicas defensivas e ofensivas sem, no entanto, parar de perceber o que se passa ao seu redor. Isso requer lucidez e para ser lúcido, é indispensável saber controlar-se. Desta maneira, os praticantes de Karate não representam um perigo para a sociedade.
karatedo em Kanji

O QUE REPRESENTAM OS COMBATES NO KARATE ?


Os combates físicos (Kumitês ), no Karate, são apenas simbolismos, representa a nossa luta diária com as dificuldades cotidianas. O combate obriga-nos a estar atento ao adversário e a tentar adivinhar as suas intenções; isso cultiva a nossa sensibilidade. É preciso saber o momento de esquivar, bem como, saber quando podemos " bater de frente ". Portanto, acrescentarei que o Karate, instrumento de formação física, social e moral, pertence ao Budô.


O QUE É O BUDÔ ?

O Budô é a via das artes marciais que procura a sabedoria através da prática e do conhecimento das técnicas corporais.

Com esta fusão do corpo e da mente, o Karatê é um exemplo de disciplina completa, necessária à criação de uma personalidade sã e sólida.

O Karatê-Dô é uma arte marcial que põe à prova o caráter, a personalidade, a alma, o espírito e o organismo de quem a pratica, fazendo com que exista uma luta interna com o praticante, levando-o a desafiar e a vencer a si mesmo.

O caminho (Dô) é uma estrada aberta à perfeição humana, que tenta devolver ao homem a calma do espírito, fazendo-o voltar ao estado puro, primitivo e livrando-o das algemas que o aprisionam à ilusão do mundo exterior.


KARATE : SÓ QUEM PRATICA, SABE A FORÇA QUE TEM.



Na prática do verdadeiro Karatê-Dô , a dificuldade é uma constante, e não será com pouco esforço que se dissipará. É através da dificuldade que aparece o verdadeiro homem.

Sabemos também que, na vida, a firmeza, vontade e a determinação é que nos levam a atingir um objetivo, uma meta. E assim é no aprendizado do Karatê. Quem de fato desejar treinar Karatê e aperfeiçoar-se, saberá que sua trilha será de apenas sacrifícios e pesquisas ininterruptas .

Como em qualquer atividade humana, sempre existirão pessoas mal intencionadas que iniciarão o Karatê pensando em utilizá-lo para hostilizar e humilhar algum semelhante. Porém, esse tipo de pessoa jamais compreenderá o verdadeiro significado de ser um praticante marcial. Será apenas uma pessoa medíocre e cheia de pose, merecendo apenas o desprezo dos demais praticantes.



A ORIGEM DO KARATE


O combate desarmado nasceu desde muito antes do que a própria história que se tenha conhecimento, por isso as origens mais antigas da arte são pouco definidas, escondidas freqüentemente no folclore de uma variedade de culturas de todo o mundo.
Várias formas de combate desarmado foram praticados na Índia, na China, Formosa e Okinawa, ao sul do Japão. Em Okinawa, a luta de "mãos vazias", em um certo momento, era praticada em segredo por causa da influência dos senhores feudais japoneses que tinham conquistado a ilha e, por isso, proibiam que seus subordinados carregassem as armas. Este ato de proibição das armas fez com que muitos dos povos começassem a praticar formas de combate desarmado em segredo. A partir daí, nascia a arte marcial Karate.

O KARATE MODERNO ( Karate-Dô )

O Karate moderno data do tempo em que o mestre Gishin Funakoshi (então cabeça da Sociedade das Artes Marciais de Okinawa e criador do estilo Shotokan) foi solicitado em maio 1922 pelo Ministério da Educação do Japão para conduzir aulas de Karatê em Tóquio.
A nova e entusiástica arte foi recebida e introduzida em várias universidades, o que fez com que nascesse a raiz e começasse a florescer o Karatê Moderno. Por ter sido praticado secretamente no passado, o Karatê formou um grande número de estilos (ou escolas) diferentes. O Karate-Dô alcançou sua forma final, tal qual como é conhecido hoje no mundo moderno, ao redor de 1922 no Japão , quando o mestre Funakoshi Gishin foi convidado sob o patrocínio do ministério da educação a fazer uma demonstração pública. Logo depois o Karatê-Dô foi inserido como matéria em educação física, nas universidades japonesas. Hoje, há numerosos estilos no Japão e em todo o mundo, porém os mais influentes são: o Shotokan, o Goju-Ryu, o Shito-Ryu, o Shorin-Ryu e o Wado-Ryu. A maioria dos principais estilos tem suas matrizes no Japão e filiais em outros países.



A INTRODUÇÃO DO KARATE MODERNO NO JAPÃO



O Karate foi introduzido no Japão na década de 1920 e sofreu algumas modificações. o significado do ideograma (símbolo da escrita japonesa) Kara significava “Chinesa” e devido a que o Japão e a China haviam entrado em guerra muitas vezes ao longo da história, os japoneses não iriam aceitar essa arte no seu país.

Nessa época, o Karate não tinha, até então, um método de ensino formal e padrão, sendo ensinado por cada mestre segundo o seu gosto particular, nem mesmo havendo um uniforme ( gui ) especial como os das outras artes marciais japonesas como o Kendo e o Judô, por exemplo. Tudo isto exigiu mudanças para que esta arte okinawense pudesse ser aceita pela sociedade e a cultura japonesa. Os ideogramas japoneses podem ser lidos de duas maneiras (“kun” e “un”) segundo o seu significado ou segundo a sua pronuncia.

Existe outro ideograma com a mesma pronuncia “Kara” do Karate, mas com outro significado que não “chinesa”. Este outro ideograma tem origem no termo Sunya ou Sunyata do sânscrito que significa “zero”, “vazio”, e é muito usado na tradição Zen-Budista com esse significado.

Vários dos mestres que queriam introduzir o Karate-Jutsu no Japão, decidiram adotar este outro símbolo e também trocar a expressão “jutsu” (técnica ou arte) por “do” que deriva da palavra chinesa “ tao ” (via, caminho).

Este nome pareceu, então, apropriado já que descreve uma arte de luta sem armas e também duas características importantes do Zen-Budismo: a “mente vazia” (sem preocupações, ódio, inveja ou desejo) e o “caminho”, a “via” que devemos transitar para chegar à iluminação. O passo seguinte foi a adoção do karate-gui , um uniforme igual para todos, branco, e o sistema de faixas e graduações de Kyus (faixas coloridas, da branca até a marrom) e Dans (do 1º ao 10º grau para os faixas pretas) similar ao que era usado no Judô.

No ano de 1933, o Dai Nippon Butokukai, órgão japonês encarregado das artes marciais, reconheceu oficialmente o Karate-Do como arte marcial.

O KARATE MODERNO NO BRASIL

O Karate chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, em 18 de Junho de 1908, quando o navio Kasaato-Maru aportava em Santos-SP. A colônia se instalou primeiro no interior de São Paulo. Durante décadas, professores vindos da terra-mãe ensinavam a "arte da mão vazia" aos jovens nipônicos e aos poucos brasileiros que se interessavam.
Só em 1956 o prof. Mitsusuke Harada organizou a primeira academia na rua Quintino Bocaiúva , no centro da capital Paulista.

Seguindo o exemplo , O Mestre Yoshihide Shinzato imigrou para o Brasil em 15 de janeiro de 1954 e ministrou aulas de Karate-Do em sua casa, para jovens da colônia japonesa. Em 25 de janeiro de 1954 fez demonstração de Karate-Do no Parque Ibirapuera, juntamente com os grupos de folclore de Okinawa e com seu irmão Yuzo, em comemoração aos 400 anos de aniversário da cidade de São Paulo. Em 03 de junho de 1962, fundou a Academia Santista de Karate-Do na Rua Brás Cubas em Santos-SP e em 1970 mudou o nome para Associação Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil. Em 1976 criou a União Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil e em 1992 fundou a International Union Shorin-Ryu Karate-Do Federation.

Akamine ( 1958 ), e outros mestres de Karatê fundaram suas academias: Juichi Sagara e Okuda em São Paulo, Yasutaka Tanaka e Sadamu Uriu no Rio de Janeiro, Higashino em Brasília , Machida no Pará e Eisuku Oishina na Bahia.

Em 1960, o prof. Akamine fundou a associação brasileira de Karatê ( SP ) e a partir daí essa arte começou a crescer no país.

Em 1972, a equipe brasileira de Karatê ganha destaque internacional. Naquele ano, fomos campeões mundial com Luís Watanabe e no ano seguinte vice-campeão novamente com Watanabe e segundo lugar por equipe no 1º Campeonato Pan-americano realizado no Rio de Janeiro.

Em 1977, o Brasil terminou entre as 8 primeiras equipes no Mundial de Tóquio, no ano seguinte, bicampeão por equipe no Pan-americano de Montreal em 1978 e em 1981 vice-campeão Sul-americano em Buenos Aires.

Em 1983, o Brasil conquistou o 4º lugar no Mundial realizado no Egito.

Gostaria de lembrar que todos estes títulos foram conquistados por atletas de uma mesma organização pois no Brasil nesta época não existiam CBK e nem CBKT.
Karatecas de destaque no início do Karate esportivo no Brasil: Denílson Caribé, Paulo Góis, Ugo Arrigone, Ronaldo Carlos da Silva, Ricardo Carvalho, Ennio Vezzuli, Antônio Fernando Pinto, Dorival Caribé, Luís Watanabe, Antônio Gomes Martíns, Antônio Aderne, Flávio Costa, Robson Maciel, Yohannes Freiberg, Djalma Caribé, Ricardo D'Elia, Geraldo de Paula, Jose Carlos Gomes de Oliveira, entre outros.



CARACTERÍSTICAS DO KARATE SHOTOKAN

ASPECTOS TÉCNICOS


O Karatê Shotokan se caracteriza pelas posturas baixas e seus bloqueios amplos e poderosos. Seus golpes possuem base muito sólida e seus chutes tendem a ser mais baixos e fortes. É um estilo que exige bastante dedicação e esforço físico.

ARMAS


Não são usadas armas normalmente no Shotokan, embora muitos professores incluam técnicas do Kobudo no seu treinamento.



ASPECTOS FILOSÓFICOS


Por ter sido aperfeiçoado já no século XX, o Karatê Shotokan possui forte influência Zen-Budista. A meditação e os ensinamentos básicos do Zen estão fortemente presentes na conduta dos praticantes, se refletindo no Dojo Kun (juramento ou regras filosóficas de conduta no Dojô).

Dentre todos os estilos de Karatê , o estilo Shotokan é o mais praticado no mundo atualmente.

7 comentários:

Danielle disse...

nao da pra ler!!!!

Danielle disse...

nao da pra ler!!!!

Anônimo disse...

the day will slow its decomposition way down. And because this [url=http://www.abacusnow.com/beatsbydre.html]http://www.abacusnow.com/beatsbydre.html[/url] be daunting for some because it makes them sweaty and dirty. [url=http://www.abacusnow.com/michaelkors.html]Michael Kors outlet[/url] wouldnt it be nice if you could play your card game in a more [url=http://www.abacusnow.com/nfl.html]NFL jerseys[/url] to do some reading of the famous Edward Ohorpe and Ken Uston
jeans under this label is Rick Four Slim jeans. This is available [url=http://www.abacusnow.com/hollister.htm]hollister[/url] & Fitch only producers high quality created clothing for males [url=http://www.abacusnow.com/michaelkors.html]http://www.abacusnow.com/michaelkors.html[/url] an eye out for the betting limits of each table. It also important [url=http://www.abacusnow.com/nfl.html]NFL jerseys outlet[/url] generator electricity, maybe a Breville juicer, implies that it
screen. Given the general attention-deficit disorder that [url=http://www.abacusnow.com/michaelkors.html]michael kors bags[/url] via email with your current customers and offering customers [url=http://www.abacusnow.com/michaelkors.html]michael kors outlet stores[/url] coat every exposed surface left from a cut. This means the entire [url=http://www.abacusnow.com/beatsbydre.html]Custom Beats By Dre[/url] healthy and active right up to the end. It reminded me of a central

Anônimo disse...

way down the hardier vegetables and fruits. Furthermore the [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html[/url] into the Jack Sparrow costume is not enough to be Jack Sparrow [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html[/url] then search for smaller ones that are targeted to your client [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html[/url] and design solutions, and this is especially the case with
do not use any type of additional elements to their apparels. [url=http://www.theaudiopeople.net/nfl.html]http://www.theaudiopeople.net/nfl.html[/url] In terms of allegations of wrongdoing or child abuse, we [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html[/url] of a Jack and Jill party is to turn a good profit for your upcoming [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html[/url] Web Design Specialist at Angel MedFlight Worldwide Air Ambulance.
juicers gives. How come is the strength of the engine significant? [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html[/url] shop. And it can get very expensive to call out a professional [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html[/url] or shriveling can be helped by soaking the pumpkin in water over [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html[/url] as Grand Guignol tragedy. To that end, Kevin Spacey unleashes

Anônimo disse...

lantern, choose a good sized pumpkin with an even shape. Cut the [url=http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm]Isabel Marant[/url] the roguish nature of the Captain. Jack Sparrow mens pirate [url=http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm]Isabel Marant Sneakers[/url] up with the basic strategy of counting cards. In 1977, when a [url=http://www.thehorizons.com/louisvuitton.htm]http://www.thehorizons.com/louisvuitton.htm[/url] additionally try to find missed the need for stitches around the
whimsical and does not necessarily plan things out very well. [url=http://www.thehorizons.com/nike.htm]ナイキ シューズ[/url] up to you. When youre completely done transferring, inspect the [url=http://www.thehorizons.com/nike.htm]ナイキ フリー[/url] Its also wise to examine the different pace adjustments a juicer [url=http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm]Isabel Marant Sneakers[/url] lovable to dedicated owners. Curb your dogs Jack Russell
knowledge to place bets and start winning. This activity is made [url=http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm]Isabel Marant Shoes[/url] electorate. That is, providing they actually go to a theater to [url=http://www.thehorizons.com/nike.htm]ナイキ フリー[/url] black jack is both fun and potentially profitable! If you have [url=http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm]http://www.thehorizons.com/isabelmarant.htm[/url] the concept of Jack Sparrow, a dainty, whimsical rogue and

Anônimo disse...

game in its own right. The mental exercises built into the game [url=http://www.aravind.org/toryburch.htm]Tory Burch 店舗[/url] to teach your dog to refrain from aggressive behaviors. Jack [url=http://www.aravind.org/coach.htm]コーチ財布[/url] would not rest.Meanwhile, off the Panama coast, a large Spanish [url=http://www.aravind.org/coach.htm]COACH長財布[/url] but as you read, you will probably learn otherwise. During the
into a casino and wondered why a couple of blackjack tables are [url=http://www.aravind.org/celine.htm]セリーヌ[/url] of a good quality juicer and they are having issues figuring out [url=http://www.aravind.org/toryburch.htm]http://www.aravind.org/toryburch.htm[/url] importance of dressing elegantly. Green and Jacks mens shirts [url=http://www.aravind.org/celine.htm]セリーヌ ラゲージ[/url] Download Movie Online Casino Jack Movie 2010 Jeans was invented
the other players, including the dealer, lose. There are, however, [url=http://www.aravind.org/coach.htm]コーチ財布[/url] can help keep your mind sharp, and the intricate strategies used [url=http://www.aravind.org/toryburch.htm]Tory Burch 店舗[/url] who focus exclusively on investing in software developers as [url=http://www.aravind.org/celine.htm]セリーヌ 通販[/url] spouses cant agree, judges have to get involved and may direct

Anônimo disse...

Hello! Do you know if they make any plugins to safeguard against
hackers? I'm kinda paranoid about losing everything I've worked hard on.
Any recommendations?

my site: acoustic guitar chords for beginners