quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Comportamento


Os procedimentos próprios de uma academia de Artes Marciais muitas vezes foge à compreensão dos iniciantes, mas é importante procurar entender e praticar estas formas de etiquetas para formar o caráter, entender o respeito e a hierarquia. O Karate começa e termina com cortesia, no início e final de cada aula sempre existirá o cumprimento entre aluno e professor (Sensei), estendendo o cumprimento a alunos antigos e graduados, ou, quando dentro do Dojo, for falar com o seu professor, cumprimente-o com uma leve inclinação à frente (lembre-se:
quem busca mais do que socar e chutar, deverá entender o significado da palavra humildade, pois a arrogância é própria dos fracos de espírito), e o som próprio para este cumprimento é O S S ! ! !, que é uma contração da palavra em Japonês ossishinobu, equivalente ao nosso bom dia ou boa tarde etc.
Dentro do Dojo sempre fale baixo, isto fará você manter a sua concentração no treinamento e não atrapalhará os demais. Quando precisar amarrar a sua faixa, vire-se de frente para a parede, esta também é uma forma de demonstrar ao Sensei respeito e disposição em aprender Karate. Dojo, formado pelas palavras Do = caminho, Jo = sala, ou seja, uma área selecionada para o seu desenvolvimento físico e espiritual, deverá ter todo o seu respeito com um leve cumprimento ao entrar.
Mestre funakoshi, pela sua grande dedicação e determinação em codificar o treinamento do Karate e pelos seus estudos na arte das mãos vazias, trazendo ensinamentos valiosos para todos os praticantes de Karate Shotokan, também recebe o seu cumprimento como parte do ritual. Sempre que for iniciar qualquer tipo de treinamento com um companheiro, deverá cumprimentá-lo, esta é uma forma de manifestar o seu respeito e reconhecer sua importante participação, pois sem ela o seu progresso seria lento e incompleto.
Jamais abandone o local de treinamento sem a permissão do Sensei. depois de iniciado o treinamento desligue-se de contatos externos, evite contatos telefônicos, conversas desnecessárias, concentre-se somente no seu treinamento, isto lhe permitirá um equilíbrio saudável entre corpo e mente.

Nenhum comentário: