segunda-feira, 7 de julho de 2008

AS ARTES MARCIAIS NA SOCIEDADE ATUAL


Atualmente, a prática das artes marciais possui um papel significativo na sociedade. Diferentes tipos de estilos de luta expandiram-se e já não mais atendem somente a um grupo de pessoas, e sim, a um número que cresce cada vez mais, levado pelos variados motivos, que podem ser a autodisciplina, a manutenção da saúde, a estabilidade emocional, a habilidade defensiva.
É cada vez mais freqüente a presença de mulheres, crianças, jovens, adultos, idosos e profissionais das mais diversas áreas nas academias, nas escolas, nos campos de treinamento e nos clubes que oferecem a prática das artes marciais e, conseqüentemente, da defesa pessoal.
A mídia tem sua participação na divulgação das artes marciais. As revistas especializadas nos diferentes tipos de luta, os vídeos com “ensinamentos” técnicos de defesa pessoal, as competições esportivas transmitidas pelas redes de televisão com muito sensacionalismo e dinheiro como prêmio.
Com o crescimento da violência e da criminalidade nos dias atuais, somada às proibições no país do uso de armas de fogo, fizeram com que a busca pela habilidade de autodefesa aumentasse, o que se tornou mais freqüente a prática de artes marciais. A procura das artes marciais como forma de defesa pessoal deixou de ser visto como uma prática inerente a apenas alguns segmentos da área da segurança como, por exemplo, as polícias e as empresas de proteção, para tornar-se uma atividade, de certa forma, necessária aos cidadãos comuns.

As pessoas buscam para si um sistema de defesa que lhe ofereça a sensação de segurança, o autocontrole e a eficiência desejada. Evidente que, com o treinamento se adquiri uma serie de melhoramentos em geral para a saúde.
Vários professores de arte marcial passaram a adequar os seus conhecimentos e treinamentos à prática da defesa pessoal para a tender aos interesses de seus alunos, deixando de dedicar-se somente aos treinamentos da forma tradicional.
Cursos e seminários são realizados por vários mestres de renome nacional e internacional em vários lugares do Brasil e do mundo, buscando difundir a prática das artes marciais e os conhecimentos técnicos inerente ao método de defesa pessoal para professores, instituições civis e militares.

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor gostaria que me ajuda se , a fala sobre o karate social, estou fazendo um trabalho para exame de faixa preta.. tcc , ja tenho algumas coisas gostaria da sua ajuda ser for possivel..

meu email : hailtondiego@gmail.com

OSS!