quarta-feira, 9 de julho de 2008

A IMPORTÂNCIA DO KARATE NA VIDA DO ADOLESCENTE

Um período na vida do ser humano que mais me chama atenção e, ao mesmo tempo me preocupa, é a fase da adolescência.
Infelizmente muitos ainda acham que o Adolescente é um problema. Existem até alguns livros onde eles chegam a ser rotulados como "aborrecentes"! Com todo o respeito, acho isso uma pobreza de espírito.
Em minha opinião o adolescente é na realidade, solução e não problema!
Talvez nós, a família, a sociedade e a escola, principalmente, não estejamos muitas vezes, preparados para entendê-los. E isso, naturalmente, nos incomoda. A transformação que acontece nessa fase é muito grande e complexa para eles. Nesta fase a verdadeira personalidade do adolescente começa a desabrochar e a querer expressar-se. Começam a contestar e questionar o mundo que os cerca, não aceitando facilmente tudo que lhes é imposto. Nesse momento começam a surgir os primeiros conflitos com os adultos (pais, professores, etc.). Eles começam a se impor com suas idéias e visão do mundo, de uma maneira diferente, mas muitas vezes maravilhosa.
Na realidade, dependendo da orientação que receberem, com suas idéias e nova visão do mundo, poderão fazer transformações positivas, corrigindo situações, comportamentos e atitudes que gerações anteriores deixaram passar e acontecer, seja por omissão ou por participação direta.
Neste momento, a meu ver, se forem bem orientados e se lhes for permitido que se expressem, terão uma importância vital no contexto do mundo em que vivemos. Portanto, devemos dar uma atenção especial a estes jovens. Eles são o futuro da Humanidade. Farão um bom trabalho ou não, dependendo, em grande parte, do nosso posicionamento, do que lhes oferecermos. Por essa razão, acho que devem ser ouvidos, compreendidos, valorizados e devidamente orientados.
Acontece uma luta diária, muitas vezes desigual. Enquanto a Família, tenta dar ao adolescente um “norte”, uma direção, um parâmetro de conduta, o mundo exterior os cativa, com sua modernidade exagerada, seus valores muitas vezes distorcidos. Filmes, TV, jogos eletrônicos e outros meios de comunicação, são, muitas vezes a "educação" que recebem e a partir daí vão construindo o seu mundo, o seu futuro, muitas vezes desviando-se totalmente do "caminho".
O Karate, com seu código de ética, com suas virtudes, tais como: Honra, Lealdade, Coragem, Gratidão, Polidez, Retidão e Sinceridade, é uma parte essencial do treinamento que deve fazer parte do mundo do adolescente e estar sempre presente em todas as “aulas de sua vida”.
Ao longo dos anos, estive sempre ligado a uma Arte Marcial. Tive experiências maravilhosas com o Judô, Karatê e Aikido, que marcaram positivamente minha vida, cada um com seus aspectos peculiares, seus "caminhos".
Atualmente, tenho a grata satisfação de conviver no ambiente do karate, onde nos é oferecida esta oportunidade de conhecer o “verdadeiro caminho”, com seus valores não digo perdidos, mas apenas "esquecidos". Eles nos reconduzem ao nosso centro interior, resgatando valores éticos e morais muito valorizados no passado. Estes valores que nos são passados e recolocados com uma intensa força e seriedade, são de um valor inestimável, num momento em que a humanidade parece estar desorientada e os valores morais e éticos parecem distorcidos.
Por tudo isso, penso que o karate poderá ter um papel de suma importância na vida desses jovens.
Fico imaginando um adolescente com valores do karate absorvidos e incorporados na sua vida. Como seria o seu comportamento na escola, nas festas e na sociedade? Com certeza seria um exemplo a ser seguido por muitos. Este adolescente teria uma influencia altamente positiva sobre os demais. Seria um multiplicador.
Com isso, acredito que estaríamos contribuindo para criar um mundo melhor, permitindo que esses jovens tenham o acesso aos valiosos valores transmitidos pelo karate, os quais lhes darão condições para enfrentar e resolver questões sociais que muito nos afligem hoje em dia, tais como, a ética e a violência.

Nenhum comentário: