quarta-feira, 9 de julho de 2008

A FÍSICA NEWTONIANA E O KARATÊ

Sir Isaac Newton
1642 - 1727
O karate como arte marcial existe há muito tempo, porém apenas a partir do advento do karate moderno nos anos 20 do século passado, com Gichin Funakoshi, foi que o karate passou a receber influências das mais diversas áreas do conhecimento, principalmente da anatomia e da física newtoniana.
Quanto á aplicação e influências da física no karate, podemos citar três exemplos simples que ilustram outros três conceitos básicos da física newtoniana:

Exemplo 1:
2ª Lei de Newton

Sabemos que quanto maior a força (F) aplicada a um corpo, maior a aceleração (a) que este corpo adquire e vice-versa, ou seja, a força é diretamente proporcional à aceleração. Quanto mais pesado for o corpo, mais força será necessária para produzir-se uma determinada aceleração, então a proporcionalidade entre F e a envolve uma constante, que nada mais é do que a massa (m). Assim: F = m => F = m.a
Ao desferir-se um soco, por exemplo, a massa do punho permanece a mesma, logo a força resultante dependerá exclusivamente da aceleração do golpe. Quanto mais rápido for o golpe, mais forte ele será.

Exemplo 2 :
Lei da Ação e Reação

O princípio da Ação e Reação consiste no fato de que para toda força de ação corresponde uma de reação de modo que essas forças têm sempre a mesma intensidade e sentidos opostos, estando aplicadas em corpos diferentes.
Quando um golpe é desferido no rosto do oponente, por exemplo, a força que o punho faz sobre o rosto é a mesma que o rosto faz sobre o punho no momento do impacto. Porém, como a mão contraída é mais resistente que o rosto, o oponente sentirá mais dor do que aquele que desferiu o golpe.

Exemplo 3:
Centro de Gravidade e Equilíbrio

Denomina-se centro de gravidade de um corpo um determinado ponto onde podemos considerar aplicado todo o peso do corpo. Assim, a posição do centro de gravidade é fundamental para o equilíbrio do corpo, que pode oscilar ou até mesmo tombar dependendo da posição deste.
As bases do karate trabalham com a posição do centro de gravidade e se este não estiver corretamente posicionado, a base fica“fraca”.

Nenhum comentário: