Neste pensamento, um Código de Conduta Ética, busca mostrar a importância da ética na formação de recursos humanos, buscando as vantagens que uma entidade de Karatê e a sociedade podem obter com este trabalho, que se torna uma realidade para todos aqueles que pertencem a um órgão representativo de praticantes do Karatê Shotokan.
1. QUE É ETICA ?
É um ramo da filosofia, considerada como uma ciência:
É milenar, desde o século VI a.C..
Como Ciência:
• é entendida como ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes.
• É a ciência que realiza estudos de aprovação e desaprovação das ações dos homens.
• É a ciência que estuda a conduta e o comportamento moral ou amoral do homem na sociedade.
• Como ciência, busca os modelos da conduta conveniente, objetiva, dos seres humanos.
2. QUE É MORAL ?
Filos. Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.
Conclusão moral que se tira de uma obra, de um fato, etc.
3. QUE É AMORAL ?
Ét. Que é privado de qualificação moral; que se situa fora da categoria (Pessoa que não tem o senso da moral), por não se referir a fato suscetível de julgamento normativo do ponto de vista do bem e do mal.
Ét. Diz-se da conduta humana que, suscetível de qualificação moral, não se pauta, pelas regras morais vigentes em um dado tempo e lugar, seja por ignorância do indivíduo ou do grupo considerado, seja pela indiferença, expressa e fundamentada, aos valores morais.
4. CONDUTA E COMPORTAMENTO HUMANO
a) A Conduta: É uma resposta a um estimulo mental, ou seja, é uma ação que se segue ao comando do cérebro, que pode ser observada.
b) O Comportamento: Também, é uma resposta a um estímulo cerebral, mas é constante, ou seja, ocorre sempre da mesma forma, e, esta sujeita-se a variabilidade.
Em fim, o que a ética estuda é a ação que, comandada pelo cérebro, é observável e variável, representando a conduta humana.
5. INFLUÊNCIA AMBIENTAL
A educação, é, todavia, venerável a um meio ambiente adverso (contrário, desfavorável), especialmente se é ministrada com deficiências ou se enseja espaços para incompreensões.
O meio em que se vive tende a influir sobre nossa consciência, sendo necessário um esforço para conviver em todas as esferas, sem, todavia, deformar nosso caráter.
Exemplos de provérbios populares:
- “O homem é produto do meio em que viver.”
- “Diga-me com quem andas que te direi quem tu és.”
6. CONTROLE NA FORMAÇÃO DA CONCIÊNCIA ÉTICA
A educação de origem é importantíssima, ministrada através de exemplos, de sugestões motivadoras, de cobranças suaves, de vigilância permanente sobre o aprendizado.
Não basta educar, sendo necessário controlar o educando para observar se ele cumpre corretamente o que lhe foi ministrado e aplicando os corretivos racionais e humanos.
As advertências, os corretivos, não devem ser motivadores de pavor, de medo ou de covardia, mas sim, apenas inspirar a lembrança amarga da transgressão.
Os erros não se corrigem com outros erros e a educação não deve seguir o caminho da intimidação, mas sim, do chamamento à realidade da vida.
Provérbio popular:
“Não se pode amar a quem se teme.”
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