Como se portar em uma entrevista.
Antes da entrevista:
* Procure obter informações sobre a empresa (tipo de produtos, origem...). Mas não fique fazendo perguntas sobre a empresa para a secretária. Muita das vezes, ela está ali para informar ao chefe cada passo seu;
* Verifique o endereço da empresa e como chegar lá (tipo de condução, horário de ônibus, etc);
* Esteja no local com 10 minutos de antecedência. Chegar muito cedo pode demonstrar ansiedade;
* Evite chegar de carro ao local pedindo para estacioná-lo na garagem;
* Seja educado com todas as pessoas, do porteiro ao consultor. Pois você estará sendo avaliado desde o momento em que pisar na empresa;
* Cuide da aparência física, especialmente barba, cabelo e unhas;
* Faça uma revisão das suas principais atividades profissionais;
* Leve consigo a pasta de documentos;
* Em caso de atraso ou impossibilidade de comparecer, sempre telefone avisando. Imprevistos podem ocorrer com qualquer um e "geralmente" são compreendido pelos consultores.
Trajes
* Não compareça de xortes, camiseta regata, saia curta, roupas coloridas e transparentes, chinelo, baton muito forte, ou muito perfume;
* Não há necessidade de comparecer com roupas sociais e gravatas. Exceto para cargos de executivos, gerentes, etc.;
* Não dê uma de galã ou de sedutora, deixando a roupa ou a camisa desabotuada.
Durante a entrevista
* Ao entrar na sala, espere que o consultor lhe diga para sentar;
* Sente-se de maneira confortável, mas não se esparrame;
* Se o entrevistador lhe oferecerer café ou algo para beber, pergunte se irá acompanhar, caso não o acompanhe, evite aceitar;
* Não coloque seus pertences ou os braços sobre a mesa. Se não houver outra cadeira, coloque seus pertences sobre as pernas ou no chão;
* Jamais mexa na mesa do consultor, e evite ficar olhando muito para os objetos que estão ali;
* Esteja preparado para responder perguntas como:
o Por que deixou o último emprego?
o Você gostava do seu último emprego?
o Por que deseja trabalhar em nossa empresa?
o Por que mudou tanto de emprego?
o Quais eram suas responsabilidades?
o No seu ponto de vista, quais são os seus aspectos positivos e negativos?
* Não desvalorise a empresa ou o chefe anterior;
* Responda às perguntas de maneira clara e objetiva. Mas não dê respostas curtas ou longas demais, podendo encerrar logo a conversa;
* Não tome para si o controle da entrevista;
* Se não souber responder à alguma pergunta, diga que não sabe, é melhor do que inventar;
* Seja sincero, natural e discreto;
* Demonstre segurança e otimismo sem ser arrogante;
* Trate o entrevistador da maneira mais correta (senhor, senhora);
* Olhe para o entrevistador e ouça-o com atenção;
* Evite:
o Mascar chicletes;
o Chupar bala;
o Fumar;
o Atender o celular ou o "BIP";
o Consultar o relógio;
o Usar gírias;
o Interromper o entrevistador;
o Gesticular muito;
o Ficar mudando de posição na cadeira;
o Falar e rir alto;
o Cruzar os barços, pode significar que o assunto está pesado demais;
o Ficar passando a mão no cabelo;
* Jamais revele tiques de nervoso, como: roer unhas, piscar muito ou mascar um chiclete invisível;
* Evite tossir ou espirrar demais. Se estiver doente, tente desmarcar a entrevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário