KIHONS
Kihon ou kihon-ipon-kumite, é uma sequência de treinamento de golpes e defesas combinados entre dois atletas, onde define-se a distância e os golpes a serem dados.
O atacante comunica o defensor qual golpe será dado e esse deverá tentar esquivar-se ou bloquear o golpe recebido.
O kihon é uma das principais bases para um bom karatê. devendo ser treinado com o máximo de concentração, força e dedicação. Um kihon feito de maneira correta, é sem dúvida um alicerce sólido para um karatê de qualidade
As técnicas básicas do Karatê são passadas principalmente através do kihon, sejam os chutes, os golpes ou as defesas. Para você ser um bom karateca, você tem que fazer um kihon bem feito, pois ele vai ser a base para se fazer um Kata bem feito e se sair bem em competições de Kumite. É no kihon que o karateca vai ganhar uma base forte e firme e também velocidade e força nos seus golpes.
KUMITE O Kumite é a arte da luta propriamente dita. Mas as modalidades de kumite podem ser bastante diferenciadas. Jiu-ipon-kumite É bastante parecido com o kihon (luta combinada), com anunciação do golpe, mas com a diferença, do atacante poder se movimentar livremente, e a escolha do angulo de ataque. Tentando dessa forma minar a defessa do oponente. Dessa forma o defensor se posiciona de forma a assimilar melhor o golpe e ter chance de poder desferir um contra ataque. Tanto o golpe, quanto o contragolpe, devem ser desferidos de forma a definir a luta com esse golpe. Ou seja a concentração e o kime (força e agilidade) são utilizados, como se fosse a única chance de se ganhar esse combate, com precisão e potência. Jiu-kumite sem força Também conhecido como sombra, é uma modalidade mais livre de combate, sem a anunciação do golpe desferido, porem com o cuidado de encaixar os golpes, sem que os mesmos entrem em contato direto com o corpo do oponente. O combate poderá ser orientado tanto para treinamento de ataque, quanto de defesa, sendo que bons reflexos são exigidos para esse tipo de treinamento. Esse tipo de treinamento tem como objetivo, desinibir o atleta, bem como desenvolver sua alto confiança, sem que aconteçam maiores contatos físicos para isso. Jiu-kumite com força Luta em estilo livre, estilo competição, com golpes firmes e fortes, demonstrando kime e riquiashi (puxada rápida), para que o golpe tenha validade. Essa modalidade de kumite, exige o máximo de concentração e auto controle, afim de que acidentes sejam evitados. Shiai-Kumite Ou kumite competição, é a luta pela conquista de pontos, conforme o regulamento do karatê competição. Consiste em dois atletas, tentando desferir o golpe perfeito, porem freando o golpe suficientemente próximo ao alvo.
KATAS
O Kata é por definição uma luta com um adversário imaginário. Mas na verdade é muito mais que uma simples definição. O Kata pode ser considerado a alma de um treinamento de Karatê.
Diagrama
O diagrama, é a memorização dos movimentos do Kata. Com suas direções, golpes aplicados movimentações de cabeça e olhares. Para que isso ocorra é preciso que seja feita uma memorização de todos os movimentos executados no kata. Dessa forma o corpo responde quase que mecanicamente aos movimentos, sem que se precise parar para pensar no que vem a seguir.
Respiração
A Respiração é um ponto muito importante para o desempenho de um bom kata. Com isso pode-se dosar a força aplicada e energia gasta em cada movimento. Através desse recurso é possível aumentar força e a velocidade além de ajudar na concentração e ainda ressaltar pontos importantes do kata, como aqueles acompanhados de kiai.
Tempo
Para que se faça a sequência de movimentos do kata, é preciso que se obedeça um tempo de execução de cada movimento. O objetivo dessa sequência diferenciada, é exatamente a simulação de uma luta, onde diferentes movimentos são representados em tempos e situações diferentes.
Kime
O kime, que é a junção de força e velocidade tem como objetivo dar "vida" ao kata, demonstrando movimentos firmes, rápidos e com definição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário