sexta-feira, 12 de setembro de 2008

GO-NO-SEN/JU-NO-SEN/SEN-NO-SEN

Go-no-sen - Também machi-no-sen, significa iniciativa na defesa, ou iniciativa contra a iniciativa do que ataca. Assim que o adversário toma a iniciativa, o tori defende-se seja bloqueando seja executando tai sabaki, antes de responder. Esta forma de iniciativa já implica que o budoka tenha perfeita opercepção do ataque do uke e que aquele possa recuperar a iniciativa no decorrer do ataque. É a reacção sobre a pressão do ataque do uke.

Ju-no-sen - Iniciativa mútua. Esta forma de iniciativa implica atacar assim que o adversário iniciou o seu ataque, de modo a que ele seja atacado. Implica impor um ritmo novo, que pode ser lento, ou rápido, forte ou suave.

Sen-no-sen - Também ato-no-sen ou sen sen-no-sen, consiste precisamente em sentir a vontade de ataque do adversário e antecipar-se, atacando antes que este concretize a sua intenção. Observado do exterior parecerá que este tomou a iniciativa do ataque. A este nível há que distinguir três fases na percepção:

* Sakki - a capacidade de sentir a onda de ataque no instante em que ela se forma;
* Sen-no-sen, é a decisão de antecipação;
* Senken - início da execução da decisão de antecipação.

Estas três fases decorrem em menos de um segundo. A chave este nível de percepção é Sakki.

Visto de outro lado pode dizer-se que na mente do budoka, na primeira fase, a defesa e o ataque ainda se separam e representam 1 e 2. No segundo nível, defesa e ataque já são só uma única e mesma coisa. Na terceira fase, é a iniciativa total. Visto do exterior, poderá dizer-se que a testemunha comum diria que na primeira fase o uke tinha atacado e o tori defendido. Na Segunda fase, a testemunha diria que lhe pareceu que se atacaram ao mesmo tempo. Na terceira fase a testemunha tomaria o agredido por agressor.

Nenhum comentário: